MISSÃO E OBJECTIVOS
A conservação do Património arquitectónico e artístico é uma problemática que deve ser encarada como um dos principais objectivos da sociedade actual, não só como preservação da nossa memória histórica, mas também como garantia da nossa identidade cultural. As metodologias de intervenção sobre tais bens, que deve ter como finalidade a sua manutenção, integridade e autenticidade, reveste-se por isso da maior importância, pois ao valor patrimonial que estes possuem, acresce o valor económico cada vez mais significativo da sua rentabilização.
A administração, conservação e gestão do património artístico requer, por isso, a intervenção de profissionais especializados com o conhecimento adequado para essa finalidade e cuja acção se define pelo cruzamento de diversos saberes complementares desde a História da Arte, à Conservação e Restauro. Por outro lado, da progressiva consciencialização da importância do património construído e artístico resulta uma crescente necessidade de conservação e recuperação desses bens que coloca novos desafios no que se refere à gestão e qualidade das intervenções nos mesmos, onde muitas vezes a perda de valor patrimonial se traduz numa perda de valor económico.
Reabilitação Urbana
No âmbito da reabilitação urbana, o objectivo da IntoPlace é assegurar que, com o nosso contributo, se possa atingir uma mais adequada abordagem em projectos de arquitectura sobre edifícios antigos ou situados em zonas históricas. A nossa preocupação assenta principalmente no estudo das características únicas dos imóveis a reabilitar e na forma como estes se podem conciliar com as novas necessidades e funcionalidades previstas, oferecendo indicações para que os projectos de alteração garantam a implementação dos mais modernos princípios e metodologias consagrados na reabilitação urbana e conservação e restauro actuais, de acordo com o exigido na lei.
Património Artístico
No domínio do património artístico, contamos também com uma larga experiência no estudo, inventariação e conservação adquiridas ao longo da nossa actividade profissional repartida entre a prática de trabalho de campo para algumas instituições estatais de salvaguarda do património e o exercício da docência destas matérias no ensino superior, incluindo a coordenação de estágios in situ de obras de conservação e restauro em monumentos. A IntoPlace encontra-se assim em condições de apoiar instituições e proprietários no momento de intervir no património integrado ou móvel, enquadrando as acções programadas com o necessário estudo e diagnóstico, identificando técnicas originais, materiais tradicionais e patologias específicas.